Mestrando: Alexandre da Silva Montenegro.
Banca Examinadora:
-
Profa. Dra. Katharina Doring (Orientadora);
-
Prof. Dr. Pedro Amorim de Oliveira Filho;
-
Prof. Dr. Marcos dos Santos Santos;
Resumo do Trabalho:
No cenário do Jazz percebeu-se a necessidade de maior interação entre os músicos jazzistas e a plateia, que não seja somente através das ações musicais. Pensou-se em pesquisar dinâmicas performáticas de ensino-aprendizagem, utilizando-se da linguagem do Jazz como ferramenta pedagógica, justamente por ter uma correlação com as linguagens musicais da diáspora africana comumente encontradas na musicalidade baiana, visando despertar um maior interesse do público em concertos de Jazz. Como objetivo geral buscou-se compreender a mediação pedagógica-musical através de dinâmicas performáticas, com a finalidade de embasamento da plateia, para a ampliação de novos públicos para os shows de Jazz. Aulas-shows, em um formato Podcast ao vivo, foi a metodologia adotada para conectar a performance musical com a parte pedagógica, através de um bate papo entre o mediador e o artista convidado, intercaladas com apresentações musicais executadas por um trio de Jazz com participação dos convidados. Aplicou-se um questionário no Google Forms, como instrumento de coleta de dados, a alguns espectadores que assistiram os podcasts, onde confirmou-se a necessidade de um conhecimento mais aprofundado sobre questões políticas, sociais e históricas sobre o Jazz para maior compreensão desse gênero musical, motivo que tornou essa pesquisa de grande relevância dentro da educação musical.
Local da Defesa: Plataforma Remota.
Data da Defesa:
Friday, 8 April, 2022 - 14:00