A PRÁTICA DA IMPROVISAÇÃO NO ENSINO DO SAXOFONE: UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS E PROCESSOS DIDÁTICOS DA INTER-RELAÇÃO ENTRE O JAZZ E A MÚSICA BRASILEIRA.

Mestrando (a): Joab Augusto Moreira.

Linha de Concentração: Formação do Músico. 

 

Banca Examinadora: 

  • Prof. Dr. Joatan Mendonça do Nascimento (Orientador);
  • Prof. Dr.  Lélio Eduardo Alves da Silva;
  • Prof. Dr.  Alciomar Oliveira dos Santos;
  • Prof. Dr. Vadim da Costa Arsky Filho;

 

Resumo do Trabalho:

O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever o processo de pesquisa e os resultados alcançados no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia – PPGPROM. A pesquisa é constituída por um memorial descritivo acadêmico, um artigo e o produto final. O memorial inclui relatos da trajetória musical do pesquisador e dos passos acadêmicos durante o mestrado; o artigo explora as conexões entre a improvisação no jazz e a música brasileira, destacando a importância didática desse diálogo musical. O artigo analisa as sistematizações teóricas ocorridas neste gênero e sua contribuição para a prática da exposição do pensamento criativo sobre a música no Brasil. O produto final deste trabalho contempla a confecção de um caderno didático para saxofone voltado para a improvisação, abordando os processos da improvisação de forma gradativa, seguindo os pontos investigados nesta pesquisa.

 

Local da Defesa: Plataforma Remota.

 

Data da Defesa: 
Monday, 16 June, 2025 - 08:30