ASPECTOS TÉCNICOS E ESTRATÉGICOS DE PREPARAÇÃO DOS TRECHOS DE CORDAS DUPLAS DO CONCERTO PARA VIOLINO EM MI MENOR DE FELIX MENDELSSOHN.

Mestranda: Lírida Oliveira de Lima.

• Prof. Dr. Alexandre Alves da Silva (Orientador);
  • Prof. Dr. José Maurício Valle Brandão;
  • Profa. Dra. Sandra Kalina Martins Cabral de Aquino;

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e descrever o processo de pesquisa e os resultados ocasionados durante o curso de mestrado no PPGPROM – Programa de PósGraduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia. Constam nele um memorial, um artigo e um link para acesso a gravação do recital (produto). O memorial descreve o percurso formativo da mestranda, as aulas e as matérias cursadas no curso mestrado e a justificativa para escolha do tema de pesquisa. O artigo apresenta uma descrição analítica dos elementos técnicos, problemas e possíveis soluções presentes nos trechos em cordas duplas. Como resultado essa pesquisa mostra que o estudo técnico dos trechos de cordas duplas do concerto para violino e orquestra op. 61 de Felix Mendelsohn é um processo lento, todavia com o tempo, os resultados aparecem e ficam fixados na nossa memória, permitindo evolução técnica e menos tempo para preparar as músicas.

Local da Defesa: Plataforma Remota.

sexta-feira, 16 Setembro, 2022 - 09:00