Parceirias – Acordos de Cooperação Técnico-Científica e Cultural

O PPGPROM atua hoje em parceria com duas das maiores orquestras sinfônicas do país, a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – e a OFMG – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.  Essa parceria institucional promove a capacitação dos membros dessas orquestras de forma planejada e articulada entre as instituições, com ações coordenadas que aproveitam o melhor de cada instituição. 
 
A parceria mais recente é com a OFMG, que começou no final de 2020. Hoje temos 5 músicos da instituição cursando o mestrado profissional no programa, com projetos ligados às atividades profissionais desenvolvidas na orquestra.
 
A parceria do PPGPROM com a OSESP começou em 2013 e desde então formamos 10 mestres, entre membros da orquestra, coro e corpo técnico. 
 
A OSESP é considerada hoje a maior orquestra sinfônica do país e suas atividades se estendem desde sua temporada até programas de formação de público, fomento de novas obras de música brasileira e ações de inclusão social. 
 
Essa capacitação dos músicos possibilitou a transformação do programa de formação de jovens (Academia OSESP) em um curso técnico reconhecido pelo MEC, impactando de forma enorme a comunidade musical do país e as possibilidades para jovens músicos de orquestra em busca de capacitação e oportunidades profissionais de alto nível. 
 
Os músicos formados pelo PPGPROM hoje exercem suas funções dentro da orquestra e também como professores da Academia. 
 
A OSESP é um espaço de realização de Práticas Profissionais Supervisionadas do PPGPROM, bem como de realização de pesquisas profissionais e observações e experimentações.

Propostas de Parceirias

Se a sua instituição tem interesse em formar uma parceria com nosso programa, escreva para ppgprom@ufba.br com o assunto “Acordo de Cooperação” para que possamos discutir as diferentes formas de colaboração interinstitucional e capacitação profissional de músicos e professores de música ou click no link.
 
 
 
Português, Brasil