Cursos de Extensão da EMUS: aluna vence primeiro lugar em concurso de violão

Primeiro Lugar: essa foi a premiação da violonista Rebeca Lorenzi da Silva, aluna do curso de Extensão da Escola de Música da UFBA (EMUS), no segundo turno (de 11 a 13 anos) no XV Concurso de Violão do Conservatório Villa-Lobos da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.

O resultado, divulgado na última sexta-feira (06), não foi exatamente uma surpresa: o talento de Rebeca tem sido reconhecido repetidamente por diversos concursos, sempre nas primeiras posições. Em novembro do último ano, a estudante alcançou a segunda posição no turno II (12 a 14 anos) do XXXI Concurso de Violão Souza Lima. Dois anos antes, ela venceu o mesmo concurso, mas no turno I (categoria até 11 anos). Mesmo com a pouca idade — Rebeca tem apenas 13 anos —, ela já soma cinco premiações.

A preparação de Rebeca é extensa. Além das aulas no Curso da Extensão da EMUS, onde estuda duas vezes por semana com o professor Felipe Rebouças, ela dedica três horas de estudo diário ao seu instrumento, carga horária que deve aumentar em um futuro próximo, visando manter o nível de excelência nas competições futuras.

A internet tem sido uma grande aliada de Rebeca neste momento de distanciamento social, servindo como meio para as aulas e, também, como ferramenta de pesquisa, que ela usa para ficar sempre de olho em outros instrumentistas ao redor do mundo. “A gente se inspira muito em violonistas daqui do Brasil e de outros países. Nossa expectativa é de que, chegada a hora, Rebeca faça graduação também na EMUS e que isso lhe abra portas como concertista internacional, de nível compatível com os melhores que temos hoje” conta o pai, Marcio Santos da Silva, figura fundamental na preparação de Rebeca e no seu contato com a música. Foi com ele — que, além de educador musical, também atualmente cursa a graduação no curso de Música Popular na EMUS —, que Rebeca aprendeu seus primeiros acordes e desenvolveu o gosto pela música, ainda na primeira infância. Para o professor de Rebeca, esse acompanhamento do pai faz toda a diferença no seu desenvolvimento musical.

“Rebeca é uma estudante proativa e muito dedicada, que se envolve profundamente com a música que toca.” conta o professor Felipe Rebouças, que a acompanha há cinco anos. “Apesar da distância física que a pandemia nos impõe, mantemos nosso contato próximo e trabalhamos os mínimos detalhes no repertório estudado.” completa.

Para o XV Concurso de Violão do Conservatório Villa-Lobos da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, o repertório escolhido foi a peça Greensleeves, de autoria desconhecida e obrigatória a todos os participantes na mesma categoria em que Rebeca; Estudio Sencillo VI, do compositor cubano Leo Brouwer; e Prelúdio Nº4, do brasileiro Heitor Villa-Lobos. Rebouças conta, ainda, que a escolha do repertório passa por um equilíbrio delicado. “Há uma preocupação com o nível de exigência do concurso e, ao mesmo tempo, o desejo de apresentar algo que já esteja em um bom grau de maturação, tanto em aspectos técnicos, quanto interpretativos”, explica.

Temporada em Alta - Rebeca não foi a única aluna da EMUS a colher bons frutos em festivais nos últimos meses. Os violinistas Uiler Moreira e Dâmaris dos Santos, ex-aluno e aluna do prof. Alexandre Casado, também foram destaque em concursos nacionais e internacionais. Uiler ficou com o 1º Prêmio na categoria Melhor Corda Sênior do I Concurso para Sopros e Cordas InMusic, evento português que mistura concursos, palestras e workshops, enquanto Dâmaris foi a terceira colocada na etapa nacional da edição 2021 do Concurso Jovens Solistas Aldo Parisot, realizado pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

Cursos de Extensão - O vínculo de Rebeca com a Escola de Música da UFBA se dá através do Curso Básico de Violão, uma das muitas classes oferecidas através do programa de extensão da EMUS. Também conhecidos como Cursos Livres, os Cursos de Extensão são uma das formas que a EMUS utiliza para promover a cultura musical e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos tanto daqueles que ainda não detêm a técnica musical quanto daqueles que desejam desenvolver o seu potencial artístico. Oferecidos a preços mais acessíveis que muitos cursos ou aulas particulares, os Cursos de Extensão da EMUS abrangem diferentes faixas etárias e graus de conhecimento.

Para o Prof. José Maurício Brandão, diretor da Escola de Música da UFBA, ver seus alunos prosperando em ambientes que ultrapassam os muros da EMUS é sempre um orgulho, e deve ser encarado como a ratificação da qualidade do trabalho realizado pela Universidade Federal da Bahia. “Mostramos a importância de uma educação sólida, construída em um ambiente plural e proativo, marcas fundamentais da Universidade Pública”, completa.

Para mais informações acerca dos Cursos de Extensão, a Escola de Música da UFBA disponibiliza o endereço http://extensao10.blogspot.com/