ENSINO DA IMPROVISAÇÃO PARA TROMBONE DA MÚSICA BRASILEIRA.

Mestrando: Silvio Giannetti junior.

• Prof. Dr. Lélio Eduardo Alves da Silva (Orientador);
  • Prof. Dr. Celso José Rodrigues Benedito;
  • Prof. Dr. Marcos Botelho Lage;
  • Prof. Dr. Diego Ramires da Silva Leite;
  • Prof. Me. Fábio Carmo Plácido Santos (convidado);

Apresentação de um memorial da carreira artística e do mestrado profissional na UFBA. Um artigo sobre resultados de uma pesquisa exploratória de como alguns professores de música de São Paulo aprenderam a arte do improviso (escolas, professor particular ou ate igreja) e com quais géneros musicais se deu este aprendizado. Apresento uma comparação entre alguns métodos americanos e Brasileiros e suas principais características, trabalho. Este que serviu como base para a produção do meu método “Trombone Brasileiro, um guia para os primeiros estudos de Improvisação”. Livro composto por exercícios para trombonistas iniciantes na improvisação, e com células rítmicas de 3 gêneros Brasileiros: Samba, Baião e Ijexa. Neste Livro apresento exercícios sobre escalas, arpejos, formas mais executadas, com acompanhamento de base rítmica nos 3 géneros propostos. Três composições próprias para auxiliar o trombonista iniciante na improvisação a aprender um improviso genuinamente brasileiro.

Local da Defesa: Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA.

sexta-feira, 1 Dezembro, 2023 - 10:30