ESTUDOS PARA BATERIA SOBRE A LINGUAGEM DE DOIS BATERISTAS BRASILEIROS.

Mestrando: Eduardo José Nunes Ribeiro.

Banca Examinadora:

• Prof. Dr. Rodrigo Heringer Costa (Orientador);
  • Prof. Dr. Joatan Mendonça do Nascimento;
  • Prof. Dr. Uirá Nogueira de Barros Cairo;
  • Prof. Dr. André Machado Queiroz;

Resumo do Trabalho:

O objetivo geral deste trabalho é apresentar a possibilidade do estudo prático do estilo particular dos bateristas Nenê e Tutty Moreno que são músicos de referência na história recente da bateria inserida na música brasileira. O trabalho também tem o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa de campo feita na tentativa de responder à questão problema: Como estão sendo estudadas as referências de bateristas brasileiros nos cursos de graduação com especialização em bateria ao redor do país? A justificativa desse tema refere-se à minha vivência como estudante e professor de bateria, como ministrante e palestrante em festivais ao redor do Brasil e do mundo onde percebo que não há um senso comum no conhecimento das referências baterísticas brasileiras ao passo que outras culturas didáticas, usam músicos referência como assunto em seus programas de graduação. A metodologia do presente trabalho se baseia na pesquisa sobre a obra destes dois músicos e compreende a elaboração do Memorial, do Artigo Acadêmico e do Produto em formato de Caderno de Solos1 que contempla duas peças autorais, destinadas aos alunos e professores na função de material de apoio ao estudo da bateria. Desta forma, o TCF visa discutir sobre as novas possibilidades educativas musicais, promovendo a ampliação do repertório e do material didático para bateria no Brasil.

Local da Defesa: Auditório de Biblioteca Universitária de Saúde.

Data da Defesa:
sexta-feira, 24 Maio, 2024 - 16:00