Mestrando: Gabriel de Oliveira Ferreira.
Linha de Concentração: Criação Musical.
Banca Examinadora:
- Profa. Dra. Beatriz Alessio de Aguia Scebba (Orientadora);
- Prof. Dr. José Maurício Valle Brandão;
- Profa. Dra. Suzana Kato;
- Prof. Dr. Miguel Rosselini Alpino;
Resumo do Trabalho:
Este trabalho de conclusão final, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contempla o memorial, o artigo e o produto final. O memorial e o produto final versam sobre o processo de estudo e gravação do Ciclo brasileiro, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos para o projeto Memória da música brasileira, que tem como um de seus objetivos divulgar a música clássica brasileira por meio de gravações fonográficas. O artigo intitulado “Estratégias de estudo para algumas dificuldades técnicas do Ciclo Brasileiro de Heitor Villa-Lobos” foca especialmente na resolução de problemas técnicos em passagens que foram listadas e esquematizadas em uma tabela anexada ao final do trabalho. A listagem e as estratégias de estudo destas foram realizadas por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e pianistas de grande renome, vasta experiência docente e contato com a obra. Também foram utilizados para a resolução desses problemas materiais bibliográficos conceituados de autores como Alfred Cortot, Georg Sandor, Walter Gieseking e Karl Leimer que abordam o tema do estudo do piano. O objetivo principal deste trabalho é possibilitar uma visão sobre o processo de estudo de uma obra com considerável dificuldade de execução e propôr algumas soluções para a superação dos problemas técnicos com os demais leitores e possíveis performers.
Local da Defesa: Plataforma Remota.