A GRAVAÇÃO DO CICLO BRASILEIRO DE VILLA-LOBOS PARA O PROJETO MEMÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA.

Mestrando: Gabriel de Oliveira Ferreira.

Linha de Concentração: Criação Musical.

 

Banca Examinadora: 

  • Profa. Dra. Beatriz Alessio de Aguia Scebba (Orientadora);
  • Prof. Dr. José Maurício Valle Brandão;
  • Profa. Dra. Suzana Kato;
  • Prof. Dr. Miguel Rosselini Alpino;

 

Resumo do Trabalho:

Este trabalho de conclusão final, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contempla o memorial, o artigo e o produto final. O memorial e o produto final versam sobre o processo de estudo e gravação do Ciclo brasileiro, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos para o projeto Memória da música brasileira, que tem como um de seus objetivos divulgar a música clássica brasileira por meio de gravações fonográficas. O artigo intitulado “Estratégias de estudo para algumas dificuldades técnicas do Ciclo Brasileiro de Heitor Villa-Lobos” foca especialmente na resolução de problemas técnicos em passagens que foram listadas e esquematizadas em uma tabela anexada ao final do trabalho. A listagem e as estratégias de estudo destas foram realizadas por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e pianistas de grande renome, vasta experiência docente e contato com a obra. Também foram utilizados para a resolução desses problemas materiais bibliográficos conceituados de autores como Alfred Cortot, Georg Sandor, Walter Gieseking e Karl Leimer que abordam o tema do estudo do piano. O objetivo principal deste trabalho é possibilitar uma visão sobre o processo de estudo de uma obra com considerável dificuldade de execução e propôr algumas soluções para a superação dos problemas técnicos com os demais leitores e possíveis performers.

 

Local da Defesa: Plataforma Remota.

 

Data da Defesa: 
segunda-feira, 3 Fevereiro, 2025 - 10:00