INICIAÇÃO AO OBOÉ: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E PROPOSTA DE ENSINO.

Mestranda: Mariana Herwans Matias de Oliveira.

Linha de Concentração: Educação Musical.

 

Banca Examinadora: 

  • Profa. Dra. Ekaterina Konopleva (Orientadora);

  • Profa. Dra. Roberta Benjamim Barbosa (Coorientadora);

  • Profa. Dra. Elisama da Silva Gonçalves Santos;

  • Prof. Dr. Lucius Batista Mota;

 

Resumo do Trabalho:

Este trabalho apresenta-se como requisito para a obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Universidade Federal da Bahia e possui como objetivo geral construir uma proposta de ensino do oboé nos estágios iniciais da formação do instrumentista. Quanto aos objetivos específicos, estes são: a) refletir sobre as etapas importantes da trajetória musical da autora, abordando sua experiência profissional como musicista e docente; b) discorrer sobre a vivência no programa PPGPROM; c) apresentar o Artigo Acadêmico intitulado “Iniciação ao oboé no Nordeste do Brasil: aspectos pedagógicos relevantes”; d) apresentar o Produto Final do PPGPROM – o material didático “Descobrindo o oboé: Caderno de ensino para as primeiras aulas de oboé”. Desta forma, busca-se responder a questão-problema da pesquisa: Como promover a iniciação do oboé de acordo com as demandas da educação musical contemporânea? A justificativa pelo tema se baseia nas experiencias laborais da autora, que atua como oboísta e educadora desde 2018, enfrentando vários desafios no ensino do instrumento. A discussão sobre o ensino do oboé é essencial para ampliar os horizontes da pesquisa no âmbito acadêmico, promovendo um diálogo entre a realidade educacional e cultural brasileira. Do ponto de vista social, este trabalho se justifica por beneficiar diretamente aos estudantes e professores que atuam nos projetos musicais em comunidades com recursos pedagógicos e técnicos limitados. A metodologia assenta-se nos fundamentos da pesquisa qualitativa, e no método bibliográfico, quanto ao seu procedimento. No tocante à fundamentação teórica, esta pesquisa foi amparada em: Mota (2017); Domingues (2017); Nascimento (2022); Pineda (2003); Ribeiro (2021); Schaeferdiek (2009), e Schultz (2017), entre outros. Como resultado, foi desenvolvida uma proposta de atividades pedagógicas, voltadas para aulas individuais e coletivas de oboé, apresentada em formato do Caderno de ensino, alinhado ao Plano de Curso. Assim, o presente trabalho busca oferecer uma contribuição na área de ensino de música e incentivar as futuras pesquisas afins, visando uma compreensão mais ampla e acessível do universo de oboé. 

 

Local da Defesa: Plataforma Remota.

 

Data da Defesa: 
quarta-feira, 18 Dezembro, 2024 - 10:00