• PARCERIAS – Acordos de Cooperação Técnico-Científica e Cultural

    O PPGPROM atua hoje em parceria com duas das maiores orquestras sinfônicas do país, a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – e a OFMG – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de inter
    VEJA MAIS
  • ACESSE - MOODLE UFBA

    Ambiente de apoio aos componentes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Bahia.
    VEJA MAIS

Música e Tecnologia: recursos digitais como ferramentas auxiliares ao rendimento pessoal e à dinâmica camerística – relato autoetnográfico.

Mestrando: Rodolfo Dantas Lima.

 

Banca Examinadora: 

  • Prof. Dr. Alexandre Alves Casado (Orientador);
  • Prof. Dr. José Maurício Valle Brandão;
  • Prof. Dr. Rafael Luís Garbuio;
  • Prof. Dr. Ricardo Bessa Magalhães França;

 

Resumo do Trabalho:

O presente Trabalho de Conclusão de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia contém um memorial, um artigo, um produto final e os relatórios das práticas profissionais supervisionadas na área de interpretação e criação musical. No memorial descrevo minha jornada acadêmico-profissional dentro do mestrado. O artigo intitulado "Música e Tecnologia: recursos digitais como ferramentas auxiliares ao rendimento pessoal e à dinâmica de ensaios camerísticos" – relato autoetnográfico, desenvolvo a argumentação em dois contextos: o virtual, no qual relato minha jornada de adaptação ao período da pandemia, pesquisando formas de continuar exercitando atividades camerísticas através de recursos remotos; e o presencial (logo após o processo de flexibilização do isolamento) descrevendo os benefícios e aplicabilidades encontrados em cada recurso para as atividades camerísticas realizadas entre 2021.1 e 2023.2 com o Quinteto da Bahia e Grupo de Câmara da classe do Prof. Dr. Alexandre Casado. Para além disso, aponto ainda prováveis cenários e perspectivas do uso das técnicas e ferramentas trabalhadas, como eventuais bases para produções futuras de formações camerísticas diversas. O produto final, um breve recital virtual com o Quinteto da Bahia, apresento algumas das partituras e obras desenvolvidas no percorrer da realização deste projeto.

 

Local da Defesa: Plataforma Remota.

 

Data da Defesa: 
quarta-feira, 28 Fevereiro, 2024 - 13:00