O ENSINO DA LINGUAGEM MUSICAL NO TERCEIRO SETOR: A CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA OS PROJETOS SOCIAIS.

Mestranda: Joyce Carneiro Corrêa Leite.

• Prof. Dra. Ekaterina Konopleva (Orientadora);
  • Prof. Dr. Joel Luís da Silva Barbosa;
  • Prof. Dra. Maria Thereza Pita Gondim;

O presente trabalho objetiva apresentar uma proposta pedagógica a ser desenvolvida em projetos sociais. Com a delimitação do tema direcionado para o aspecto pedagógico do processo de ensino, foi apontado como objetivos específicos: refletir sobre as ações do terceiro setor com destaque às iniciativas do ensino de música em projetos sociais no estado do Rio de Janeiro; sinalizar os aspectos relevantes de ensino-aprendizagem da linguagem musical; discorrer sobre a proposta didático-pedagógica destinada aos professores de música que atuam nos projetos sociais. Desse modo, busca-se responder à questão problema: Como construir uma proposta de ensino da linguagem musical no contexto social, que atenda às necessidades do terceiro setor? A metodologia do trabalho estruturou-se nos fundamentos da abordagem qualitativa, em consonância com a pesquisa bibliográfica quanto ao seu procedimento. Estima-se elucidar por meio desta investigação reflexões que apontem respostas ao tema norteador, colaborando com literatura para a área e apresentando um material didático autoral para educadores musicais atuantes em projetos sociais no terceiro setor.

Local da Defesa: Escola de Música da UFBA.

terça-feira, 28 Novembro, 2023 - 10:00