Mestrando: Rodrygo Besteti de Campos.
Linha de Concentração: Formação do Educador Musical.
Banca Examinadora:
- Prof. Dr. Robson Barreto Matos (Orientador);
- Profa. Dra. Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho;
- Prof. Dr. Ricardo Camponogara de Mello;
Resumo do Trabalho:
Este trabalho é fruto de experiências desenvolvidas em salas de aula tendo como objetivo principal a aprendizagem da Música através do Violão. Essas vivências em distintas etapas formativas se estendem entre cursos livres, cursos FIC, cursos de extensão e ensino técnicos profissionalizantes através das modalidades do ensino coletivo e individual ao longo de mais de 15 anos de docência. O trabalho está disposto em três etapas: o Memorial, o Artigo e o Produto. O Memorial traz reflexões sob aspectos histórico-formativos ligados a construção do indivíduo e consequentemente sua identidade musical, revela fases da trajetória e suas perspectivas que culmina na elaboração dessa pesquisa. O Artigo intitulado: “O estudo da técnica: uma proposta transdisciplinar e multirreferencial para o ensino e a aprendizagem da música através do violão.” propõe uma reflexão acerca de uma nova perspectiva do estudo da música através da utilização de materiais composicionais em conexão com o estudo da técnica violonística, buscando estabelecer a metacognição enquanto estratégia metodológica desde o início do aprendizado. O Produto é um caderno didático que propõe exercícios técnicos compostos especificamente para mão esquerda e direita através de perspectivas ligadas a Técnica Pura, inicialmente. A partir do desenvolvimento das habilidades motoras presentes nesse estágio, direcionamos o uso dessa nova perspectiva do estudo técnica enquanto estratégia metodológica para o aprendizado de materiais composicionais que são constantes no currículo do ensino da Música como Escalas Diatônicas, Padrões melódicos, Intervalos Harmônicos etc. Nesse sentido buscamos trabalhar o desenvolvimento técnico violonístico alinhado ao desenvolvimento musical. Todo o processo de aprendizagem proposto nessa pesquisa está intrinsicamente ligado a dois referenciais teóricos: a Transdisciplinaridade e Multirreferencialidade.
Local da Defesa: Sala do PPGMUS.