O ESTUDO DE MANUTENÇÃO DOS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO OBOÍSTA PROFISSIONAL: REFLEXÕES, ESTRUTURAÇÃO E PROPOSTAS DE PRÁTICA.

Mestrando: Israel Silas Muniz.

• Prof. Dr. Flávia Albano de Lima (Orientador);
  • Prof. Dr. Alexandre Fontainha Ficarelli (Coorientador);
  • Prof. Dr. Joel Luis da Silva Barbosa;

Este trabalho de conclusão final apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) aborda a relevância da manutenção da técnica de um oboísta atuante em meio orquestral profissional. O trabalho é composto por um memorial, um artigo, relatórios das práticas profissionais supervisionadas e um produto. No memorial, são expostos os principais marcos da jornada musical do autor, desde os primeiros passos em sua formação, enfatizando os momentos decisivos e os percursos que o conduziram ao desenvolvimento desta pesquisa. Em seguida, no artigo, buscou-se compreender como estruturar uma rotina de estudos de manutenção técnica para oboístas profissionais, com enfoque na efetividade do estudo e otimização do tempo. Para tanto buscou-se identificar a atuação multifacetada do oboísta profissional, constatada necessidade de um estudo de manutenção técnica, verificar a existência de material sobre manutenção técnica do oboé, definir no que consiste a prática e como realizá-la de forma eficiente e otimizada, e, por fim, relacionar esses parâmetros com a prática profissional do autor. Já os relatórios de prática, podem ser considerados como um diário de bordo, fornecendo insumos essenciais a serem incorporados tanto no artigo, quanto no desenvolvimento do produto. Por fim, apresento o produto, que consiste em uma proposta de exercícios de rotina padrão para a manutenção da técnica de oboístas profissionais.

Local da Defesa: Plataforma Microsoft Teams https://teams.live.com/meet/9398247883493?p=zGaHWoQ7Y7cyA0tFEU.

segunda-feira, 8 Julho, 2024 - 14:00