PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE CLARINETISTAS: COMO PROFESSORES ENSINAM RESPIRAÇÃO, EMBOCADURA, POSTURA E EMISSÃO DO SOM (REPE).

Mestrando: Epitácio Rodriguês e Silva.

Banca Examinadora:

• Prof. Dr. Joel Luís da Silva Barbosa (Orientador);
  • Prof. Dr. Pedro Robatto;
  • Prof. Dr. Jacob Furtado Cantão;

Resumo do Trabalho:

A finalidade deste trabalho é apresentar o resultado obtido no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música, na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, descrevendo como se deu o desenvolvimento da pesquisa e quais são as partes integrantes do Trabalho de Conclusão. Este documento inclui o memorial, contendo aspectos autobiográficos e acadêmicos, um artigo, o produto final e os relatórios das práticas profissionais supervisionadas. A parte autobiográfica do memorial discorre sobre o autor e sua trajetória musical até a entrada no PPGPROM. A parte acadêmica apresenta as suas realizações dentro do curso de mestrado, componentes curriculares e as práticas profissionais supervisionadas cursadas. O artigo apresenta a pesquisa sobre como professores ensinam respiração, embocadura, postura e emissão do som (REPE), visando a formação de clarinetistas em nível médio, o equivalente a formação no curso técnico em música/clarineta. Almeja-se com o artigo conduzir os clarinetistas, alunos e professores, para uma reflexão sobre a REPE, melhorando o aproveitamento nos fundamentos da respiração, embocadura, postura e emissão do som. O produto final, sem vínculo com o artigo a não ser ter sido produzido pelo mesmo autor, inclui dois arranjos didáticos de música brasileira para banda sinfônica em níveis iniciais. Com o produto pretende-se encaminhar os/as integrantes principiantes da banda sinfônica no descobrimento e apreciação da música brasileira.

Local da Defesa: Plataforma Remota.

Data da Defesa:
terça-feira, 21 Junho, 2022 - 10:00