• PARCERIAS – Acordos de Cooperação Técnico-Científica e Cultural

O PPGPROM atua hoje em parceria com duas das maiores orquestras sinfônicas do país, a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – e a OFMG – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
  • CAPES PRINT

O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de inter
  • ACESSE - MOODLE UFBA

Ambiente de apoio aos componentes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Bahia.

PRÁTICA DE IMPROVISAÇÃO AO VIBRAFONE: EXERCÍCIOS E REPERTÓRIO.

Mestrando: Fausto Maniçoba Junior.

Banca Examinadora:

• Prof. Dra. Dra. Ekaterina Konopleva (Orientadora);
  • Prof. Dr. Celso José Rodrigues Benedito;
  • Prof. Dr. Rodrigo Costa Heringer;
  • Prof. Dr. Arthur Octávio Dutra Carvalho Reis;

Resumo do Trabalho:

O presente Trabalho de Conclusão Final justifica-se como requisito para obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA. O objetivo geral é sinalizar os momentos importantes da minha vida acadêmica e profissional, além de apresentar os resultados da pesquisa na área de Educação Musical, respondendo à questão problema: Como pode ser desenvolvida a prática de improvisação com os alunos de vibrafone em nível intermediário? A justificativa desse tema refere-se à minha vivência em vários grupos e projetos musicais na cidade do Rio de Janeiro, como músico e professor de vibrafone. A metodologia do presente trabalho se baseia na abordagem qualitativa e compreende a elaboração do Memorial, do Artigo Acadêmico e do Produto Final em formato do Caderno de Exercícios que contempla estudos progressivos didáticos e peças autorais, destinadas aos alunos e professores na função do material de apoio à prática de improvisação ao vibrafone. Desta forma, o TCF visa discutir sobre as novas possibilidades educativas musicais, promovendo a ampliação do repertório e do material didático para vibrafone no Brasil.

Local da Defesa: Escola de Música da UFBA.

Data da Defesa:
terça-feira, 28 Novembro, 2023 - 14:00