Mestrando: Carlos Márcio Pacheco de Medeiros.
Banca Examinadora:
- Profa. Dra. Katharina Doring (Orientadora);
- Prof. Dr. Lélio Eduardo Alves da Silva;
- Esp. Marineide Marinho Maciel Costa;
Resumo do Trabalho:
Este trabalho tem como objetivos fomentar a ideia de utilização de linguagem mais focada em figuras mentais e sensitivas para auxiliar na compreensão de alunos de canto a executarem melhor seu cantar, entendendo como “melhor” sendo considerado cantar de forma mais rápida e confortável. O estudo não é novo e há referências bibliográficas que corroboram a utilização desta linguagem como substituta da conhecida linguagem de visualização e movimentação consciente dos órgãos do aparelho fonador. Através de observações em minha pesquisa-ação, venho apresentar argumentos que possam ser base, não para substituição, mas coloca-las como complemento uma pela outra, a depender do objetivo de orientadores vocais (professores, regentes, diretores musicais, etc) e seus orientados.
Local da Defesa: Sala 102 – Escola de Música da UFBA.