PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CANTO MEDIANTE UMA LINGUAGEM SENSITIVA E EMOTIVA.

Mestrando: Carlos Márcio Pacheco de Medeiros.

• Profa. Dra. Katharina Doring (Orientadora);
  • Prof. Dr. Lélio Eduardo Alves da Silva;
  • Esp. Marineide Marinho Maciel Costa;

Este trabalho tem como objetivos fomentar a ideia de utilização de linguagem mais focada em figuras mentais e sensitivas para auxiliar na compreensão de alunos de canto a executarem melhor seu cantar, entendendo como “melhor” sendo considerado cantar de forma mais rápida e confortável. O estudo não é novo e há referências bibliográficas que corroboram a utilização desta linguagem como substituta da conhecida linguagem de visualização e movimentação consciente dos órgãos do aparelho fonador. Através de observações em minha pesquisa-ação, venho apresentar argumentos que possam ser base, não para substituição, mas coloca-las como complemento uma pela outra, a depender do objetivo de orientadores vocais (professores, regentes, diretores musicais, etc) e seus orientados.

Local da Defesa: Sala 102 – Escola de Música da UFBA.

sexta-feira, 2 Dezembro, 2022 - 09:00