SELEÇÃO E DESCRIÇÃO DE ONZE OBRAS CONTEMPORÂNEAS PARA CLARINETA SOLO DE SETE COMPOSITORES BAIANOS E ANÁLISE TEÓRICA-INTERPRETATIVA DA PEÇA “PERIPÉCIAS OP. 56: LOOK AT THE SKY!” DE PAULO COSTA LIMA.

Mestrando: Jairo Wilkens da Costa Sousa.

• Prof. Dr. Pedro Robatto (Orientador);
  • Prof. Dr. Joel Luís da Silva Barbosa;
  • Prof. Dr. Luiz Engênio Afonso;

O presente trabalho constitui-se na coleção, descrição e contextualização histórica do ambiente composicional de onze obras para clarineta solo, composta por sete compositores baianos, com as mais variadas técnicas de composição da música contemporânea desenvolvidas na Escola de Música da UFBA. São enfatizados fatos do movimento composicional que influenciou esta geração de compositores, através de uma contextualização histórica, descrevendo informações que contribuíram para a florescente cena da música contemporânea nesta Universidade. Nesta mesma base histórica, seguimos com um breve relato cronológico, que resume o desenvolvimento evolutivo do curso de clarineta desde a década de 1950, com a chegada do alemão Georg Zeretzke, o qual foi contratado como professor de clarineta. Seguimos com a descrição das peças e a contextualização do seu ambiente composicional, assim como, a análise interpretativa da obra Peripécias op.56: Look at the sky! do compositor Paulo Costa Lima, que, com suas estratégias composicionais entre dois polos musicais recompôs uma canção do cancioneiro popular (a canção de Luiz Gonzaga “olha pro céu meu amor) transformando-a em uma obra contemporânea.

Local da Defesa: Auditório - Escola de Música da UFBA.

terça-feira, 22 Novembro, 2022 - 09:00