UMA ABORDAGEM DE ENSINO COLETIVO COM BASE NA PRÁTICA POPULAR DE PERCUSSÃO.

Mestrando: Gilberto Gil da Silva Santiago.

 

Banca Examinadora: 

  • Prof. Dra. Katharina Doring (Orientadora);

  • Prof. Dr. Joel Luís da Silva Barbosa;

  • Prof. Dr. Marcos dos Santos Santos;

 

Resumo do Trabalho:

Leitura para ritmistas – este trabalho, propõe um modelo de ensino da leitura rítmica, levando em consideração a compreensão e as habilidades ímpares dos ritmistas – responsáveis pela execução dos ritmos em bandas e seções de percussão. Foi estruturado, a partir de uma abordagem de ensino coletivo da leitura e da escrita musical. Tem como objetivo, construir um modelo formativo, que reconhece as habilidades singulares e avançadas destes, adquiridas ao longo das suas trajetórias como tocadores. A metodologia de pesquisa-ação utilizada, valorizou o pertencimento cultural afrodiáspórico e o domínio técnico de ritmos e instrumentos populares. Em contraposição ao modelo euro centrado de aprendizagem, atua como uma mola propulsora, que mantém o interesse e não invisibiliza, nem contribui para o apagamento de tradições. Pelo contrário, o trabalho proposto concorre para a ampliação dos saberes em mão dupla, da rua para academia e vice-versa, numa espécie de acolhimento ancestral, que reconhece o lugar do outro dentro das estruturas canônicas de ensino e aprendizagem, evitando atropelos epistemológicos.

 

Local da Defesa: Plataforma Remota.

Data da Defesa: 
quinta-feira, 28 Julho, 2022 - 09:00