Mestranda: Liana Falcão Novais de Almeida Esteves.
Banca Examinadora:
-
Dra. Ekaterina Konopleva (Orientadora);
-
Dr. Joel Luís da Silva Barbosa;
-
Dra. Mara Menezes Kroger;
-
Dra. Suzana Kato;
Resumo:
Este Trabalho de Conclusão Final apresenta-se como requisito para obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música. O objetivo geral é refletir sobre minha trajetória profissional e acadêmica, e apresentar produtos de pesquisa na área de Educação Musical. Assim, respondo à questão problema: Como pode ser conduzido o ensino de música na educação básica contemplando os princípios de Willems e o repertório nordestino? Este tema justifica-se por refletir minha vivência como musicista e educadora musical atuando em várias escolas do ensino básico. Acredito que a música étnica nordestina deve estar presente no ensino de música na escola, mas infelizmente ainda é pouco trabalhada neste espaço de atuação. Por outro lado, acredito que a implementação dos princípios de Willems pode contribuir significamente para o processo de ensino aprendizagem musical. A metodologia do presente trabalho se enquadra na abordagem de pesquisa qualitativa e no método bibliográfico quanto ao seu procedimento, e se baseia em Lubisco (2019), Severino (2000), Rocha (1990), Paz (2013), Hortélio (2019) e outros. Como Produto Final foi construída uma proposta pedagógica de aplicação dos princípios do método Willems usando o cancioneiro nordestino em formato de Plano de Curso e de Caderno de Atividades como um material de apoio aos professores de música que trabalham nas escolas públicas de Salvador, além de oportunizar reflexões relevantes sobre possíveis futuras pesquisas para a academia.
Data da Defesa:
Friday, 19 November, 2021 - 10:00