Cancioneiro Nordestino e os princípios de Edgar Willems nas aulas de música no 1º ano do ensino fundamental de escola pública.

Mestranda: Liana Falcão Novais de Almeida Esteves.

Banca Examinadora: 

  • Dra. Ekaterina Konopleva (Orientadora);

  • Dr. Joel Luís da Silva Barbosa;

  • Dra. Mara Menezes Kroger;

  • Dra. Suzana Kato;

Resumo:

Este Trabalho de Conclusão Final apresenta-se como requisito para obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música. O objetivo geral é refletir sobre minha trajetória profissional e acadêmica, e apresentar produtos de pesquisa na área de Educação Musical. Assim, respondo à questão problema: Como pode ser conduzido o ensino de música na educação básica contemplando os princípios de Willems e o repertório nordestino? Este tema justifica-se por refletir minha vivência como musicista e educadora musical atuando em várias escolas do ensino básico. Acredito que a música étnica nordestina deve estar presente no ensino de música na escola, mas infelizmente ainda é pouco trabalhada neste espaço de atuação. Por outro lado, acredito que a implementação dos princípios de Willems pode contribuir significamente para o processo de ensino aprendizagem musical. A metodologia do presente trabalho se enquadra na abordagem de pesquisa qualitativa e no método bibliográfico quanto ao seu procedimento, e se baseia em Lubisco (2019), Severino (2000), Rocha (1990), Paz (2013), Hortélio (2019) e outros. Como Produto Final foi construída uma proposta pedagógica de aplicação dos princípios do método Willems usando o cancioneiro nordestino em formato de Plano de Curso e de Caderno de Atividades como um material de apoio aos professores de música que trabalham nas escolas públicas de Salvador, além de oportunizar reflexões relevantes sobre possíveis futuras pesquisas para a academia.

Data da Defesa: 
sexta-feira, 19 Novembro, 2021 - 10:00